terça-feira, 26 de maio de 2009

Dúvidas...

Ao comentarem esta mensagem poderão colocar todas as dúvidas que quiserem relacionadas com o nosso tema (violência entre pares/sexualidade)...
Após analisarmos as vossas dúvidas responderemos, assim que possível...

6 comentários:

  1. se a minha namorada custuma ver o telemovel para ver com quem eu andu a falar, é violência no namoro?

    ResponderEliminar
  2. Claro que sim...
    Todo o tipo de controlo exercido pelo namorado ou namorada é considerado violência, é bastante comum entre os jovens haver esse tipo de controlo, quer seja nas mensagens no telemóvel, quer controlando conversas de msn...
    Sugerimos que não deixes que isso volte a acontecer, para a relação dar certo é necessário que exista confiança.

    Tens direito a dizer...Não!!!

    ResponderEliminar
  3. Gostava muito de aprender música e, por isso, no início do ano inscrevi-me no clube de música que há na minha escola. Quando disse isso toda contente, ao meu namorado ele teve uma reacção que eu não estava nada à espera.Disse que eu fazia tudo para ocupar os meus tempos livres, que era mais uma tarde que não podíamos estar juntos.Ficou furioso.. Fiquei muito triste com o que ele disse, embora ele numa coisa tivesse razão:tinhamos pouco tempo para estar um com o outro...
    Resolvi continuar com as aulas, embora cada vez que ia para lá fosse angustiada porque sabia que ele não queria que eu fosse.

    Hoje, já não namoro com ele. Não foram com certeza as aulas de música que o afastaram. Acho que se ele gostasse de mim, não era por isso que me deixava.Parece-me que se tivesse deixado a música, hoje nem sabia música nem tinha namorado!

    Escrevo isto aqui porque pensando bem, isto é uma forma de violência. Será uma pequena violência? Aparentemente é... Mas e se eu tivesse feito o que ele queria só porque ele queria, esquecendo a minha vontade e o que me dava prazer... Será que na semana seguinte e na outra e na outra, eu não cedia a mais uma imposição, a mais uma vontade dele sem razões válidas? Será que não me ia anulando aos poucos e deixando de ser eu?

    Será que fiz bem? Será que havia caminhos melhores?

    ResponderEliminar
  4. ola, eu tenho uma duvida...

    o meu namorado e o meu melhor amigo tem conflitos, ou seja, eu ja trai uma vez o meu namorado com o meu melhor amigo, mas o meu namorado ama-me muito e perdou-me. mas perdeu muito a confiança que tinha em mim. e está sempre a pedir-me para me afastar do meu melhor amigo! isso não é violencia psicologica?

    acham qe ele tem razao?

    ResponderEliminar
  5. Resposta à pergunta de 31 de Maio:

    Sim, fizeste o que estava certo. Como tu referes, trata-se de uma pequena violência, mas a maioria dos casos de violência começam com problemas menores como o controlo obcessivo, violência psicológica...como podes constatar nas informações.
    A violência iria aumentar gradualmente até chegar a um ponto onde tu não terias controlo sobre ti própria. Poderias ficar com baixa autoestima e assim passarias a fazer o que os outros queriam e não o que tu querias.
    Concluindo: Não irias ser feliz...
    Como se trata da tua felicidade, na nossa opinião seguiste o melhor caminho.

    E Lembra-te: Tens o Direito a Dizer...NÃO!!!

    ResponderEliminar
  6. Resposta à dúvida do dia 12 de Junho:

    No nosso ponto de vista, compreendemos o teu namorado, no entanto, ele não tem o direito de exercer pressão sobre ti, nem de te controlar, sendo assim não te pode proibir de falares com o teu melhor amigo. Não tens de escolher entre o teu amigo e o teu namorado, mas o que fizeste não está correcto. Uma relação constrói-se com confiança e tu corrompeste um pouco essa confiança.
    Se o teu namorado te desculpou, agora devem seguir em frente e esquecer o passado, têm que tentar restabelecer a confiança, senão nunca serão realmente felizes.

    ResponderEliminar